Curso Dominando os Melismas com João Bastos

Curso Dominando os Melismas com João Bastos

Seja muito bem vindo ao curso Dominando os Melismas com João Bastos!

Canal do Youtube

Se você nunca teve aula de canto e não tem uma base sólida, sugiro que você faça o meu curso completo onde é abordado os fundamentos da técnica vocal, é um curso rápido porém eficiente. É importante assimilar estes fundamentos para executar melismas e apogiaturas. Clique aqui para acessar o curso.
Sugiro que você faça no máximo 1 (uma) aula por dia, e no mínimo 2 (duas) aulas por semana para melhor assimilação do conteúdo do curso. Muita informação de uma só vez pode prejudicar o aprendizado.

Memória Muscular
Antes de começar as aulas precisamos entender o que é “memória muscular”, porque durante o curso vou citar este termo algumas vezes e você precisa entender para compreender o curso.
A memória muscular é adquirida através da repetição de um movimento ao longo do tempo, esta repetição cria uma memória muscular de longo prazo que permite que o movimento seja realizado sem esforço da consciência. Isso explica como podemos tocar violão de olhos fechados, dirigir um carro sem esforço mental ou escrever em um papel com agilidade.
Para executar uma simples apogiatura ou um complexo melisma com agilidade, temos que desenvolver a memória muscular do movimento de todos os músculos que envolvem a produção vocal, só assim podemos cantar um melisma com agilidade, definição e sem desafinar.
Para adquirir esta memória muscular, devemos repetir diversas vezes o melisma em um andamento mais lento e ir aumentando a velocidade aos poucos, alternar entre cantar com agilidade e lentamente um determinado melisma ou apogiatura também ajuda na assimilação. Por este motivo este curso contém exercícios em andamentos lentos e rápidos.

Primeira Aula:
Articulação
Esta aula é aquela que disponibilizei gratuitamente no meu canal do Youtube, se você ainda não viu clique no título a seguir - Curso Dominando os Melismas - Aula 1 Grátis

Segunda Aula:
Como aplicar Melisma em uma música?
Nesta aula vou te ensinar a aplicar apogiaturas e melismas em uma música, isso vai te ajudar a colocar os exercícios vocais na pática. Na medida em que você for aprendendo os exercícios vocais comece a aplicar nas músicas que você conhece, sempre se atentando para o campo harmônico e para a escala que faz parte da harmonia da música em questão.
Obs: Campo Harmônico e Escalas serão tema da última aula
Veja esta aula clicando aqui.
Lembre-se de fazer aquecimento vocal e faça um exercício da rotina de treino que está no final desta página.

Terceira Aula:
Redução de tenção
Utilize uma voz leve e relaxada. É mais difícil aprender a definir um melisma quando se utiliza uma voz de peito potente. Utilizar voz leve e relaxada nos permite ter maior controle e sensibilidade para executar as notas com agilidade e ter controle fino da afinação em notas próximas (intervalos pequenos).
Não podemos ter tenção na musculatura do pescoço, isso torna a agilidade e definição das notas difícil.
Após aprender um melisma ou apogiatura e ter controle pleno (memória muscular desenvolvida) podemos executar utilizando voz de dinâmica forte.
Veja esta aula onde ensino a cantar sem tenção na musculatura.
Lembre-se de fazer aquecimento vocal e faça um exercício da rotina de treino que está no final desta página.

Quarta Aula:
Percepção da Melodia
Para aprender um melisma cante baixo. Para perceber cada nota do melisma, sua voz deve estar mais baixa do que a melodia do melisma que você está ouvindo. Fazendo isso você foge de um problema técnico que muitos cantores inexperientes de melisma cometem, percebo que muitos destes cantores ao aplicar o melisma, atropelam as notas ou desafinam por querer ter agilidade e não percebem as notas da escala musical em questão.
Veja estas duas aulas abaixo onde falo sobre percepção:
Lembre-se de fazer aquecimento vocal e faça um exercício da rotina de treino que está no final desta página.

Quinta Aula:
Definir utilizando ritmos
Quando eu estava aprendendo os melismas mais complexos, eu sentia dificuldade no ritmo e definição do melisma, e lembro que por instinto eu comecei a bater com as mãos o ritmo das notas do melisma. É incrível como isso auxilia no aprendizado, pratique e você vai ver. Nos melismas mais complicados eu sempre faço isso para aprender e para definir os melismas.
Veja esta aula onde ensino este procedimento.
Lembre-se de fazer aquecimento vocal e faça um exercício da rotina de treino que está no final desta página.

Sexta Aula:
Escalas essenciais
Memorize e se acostume a cantar 4 escalas musicais específicas. Se você aprender e praticar estas 4 escalas musicais, você vai reconhecer praticamente qualquer melisma e vai cantar eles com facilidade, além de ter capacidade de criar e improvisar melismas. Todos os exercícios deste curso são baseados nestas 4 escalas musicais, então fique tranquilo pois até o final do curso você vai estar acostumado com cada uma delas.

Obs: Se você tiver dificuldades em executar os exercícios vocais, venha até aqui para ouvir a escala do exercício vocal para melhor assimilação.

Para que você possa improvisar melismas dentro de uma harmonia sem desafinar, você precisa assimilar quais são os acordes do campo harmônico de uma determinada escala, veja esta aula para entender e praticar.
Lembre-se de fazer aquecimento vocal e faça um exercício da rotina de treino que está no final desta página.

Rotina de treino para os exercícios vocais:
Pratique os exercícios seguindo esta sequência, os exercícios de 150bpm não são essenciais, pois poucos cantores utilizam esta velocidade, se você não quiser executar os exercícios de 150bpm não tem problema.
Pratique primeiro o exercício com melodia, depois de assimilar bem, faça o exercício “sem melodia” para desenvolver independência. Se você tiver dificuldade em alguma escala, veja os vídeos de escala da sexta aula. Bons estudos!

Apogiatura simples 1

Apogiatura simples 2

3 Melisma baseado na escala Pentatônica Maior

4 Melisma baseado na escala Pentatônica Menor

5 Melisma baseado na escala Pentatônica Menor


6 Melisma baseado na escala Pentatônica Maior

7 Melisma baseado na escala Maior Natural

Qualquer dúvida em alguma aula do curso, é só postar sua dúvida nos comentários do vídeo da aula, terei prazer em responder. Aproveite enquanto é tempo, pois o canal está crescendo e acredito que logo não poderei responder todas as dúvidas pessoalmente (mas prometo que vou me esforçar). Pretendo criar em breve um local para perguntas frequentes relacionadas ao curso. Fique atento, pois posso entrar em contato pelo seu e-mail.

Um Grande Abraço! Desejo a você que alcance o seu objetivo na técnica vocal e em sua vida! Bons estudos!
João Bastos

10 comentários:

  1. Perfeito. Aulas excelentes parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi João! Bem legal suas aulas. Mil parabéns! Você não poderia me disponibilizar eles em partituras? Seria legal treinar com notação. Caso possa o meu e-mail é gcf.adm@gmail.com
    Não achei o PDF que cita acima.
    Abraço e sucesso!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. bom dia professor preciso trinar quantas horas por dia ou por semana para conseguir fazer a apogiatura?

    ResponderExcluir
  4. Olá meu irmão.

    Obrigado por compartilhar.

    Você tem um e-mail pra trocar uma ideia?

    ResponderExcluir